Páginas

Receita da Semana Comportamento Pais e Filhos Cinema
1 2 3 4

MONSENHOR CARNEIRO, UM PADRE QUE DEIXOU SEU NOME MARCADO NA HISTÓRIA


NASCIDO EM CHAVAL, PADRE FEZ HISTÓRIA NO CEARÁ
Monsenhor José Carneiro da Cunha, um dos maiores nomes registrados na história de Chaval ganha destaque na mídia estadual, como um dos homenageados pela evangelização na Ibiapaba. Fundador do Gabinete Viçosense de Leitura em 1916, criou em 1927 a firma Siqueira & Cunha, para fornecer energia à cidade. Construiu a Igreja do Céu - atração turística- dedicada à N. Sra. Senhora das Vitórias, inaugurada em 1938. Na igreja matriz, construiu a sacristia e a nova torre (sul); remodelou o templo em 1917. Um padre operoso. Monsenhor Carneiro ficou entre 1912 a 1939 sendo sarcedote da paróquia de Viçosa do Ceará, reduto pioneiro da região. Nasceu em Chaval em 1880. Faleceu em Granja em 1966. Título de monsenhor em 1940. Nomeado prefeito de Viçosa em 1919. Edificou as capelas de Oiticicas, Padre Vieira, São Miguel e Nossa Senhora da Saúde. Em Chaval, e as ações do religioso Monsenhor Carneiro e seus familiares marcaram o município. Há mais de um século, por volta dos ano de 1879 iniciou a construção de uma capelinha em louvor a Santo Antônio, e em torna da qual desenvolveu-se o povoado. Por esses e por muitos outros motivos, Monsenhor Carneiro merece destaque na História do Ceará.
Ler Mais

JUIZ DECRETA TOQUE DE RECOLHER PARA MENORES EM CHAVAL

O juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho baixou portaria proibindo a permanência de menores de 18 anos, desacompanhados de pais ou responsáveis, após às 23h em praças e vias públicas de Chaval, distante 425 Km de Fortaleza. O não cumprimento da determinação poderá resultar no recolhimento das crianças e adolescentes pelas autoridades. A portaria determina também que a entrada e permanência de crianças e adolescentes em bailes, promoções dançantes, boates ou estabelecimentos semelhantes só é permitida com o acompanhamento dos pais ou responsáveis. O magistrado considerou que, atualmente os adolescentes residentes em Chaval estão cometendo uma série de infrações, como dirigir veículos automotores, usar drogas e consumir bebidas alcoólicas com o consentimento dos pais ou responsáveis. O juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho acredita existir "inquestionável excesso de liberdade concedida por pais e responsáveis". Para ele, essa situação está acarretando prejuízos na formação de toda a comunidade. Na portaria constam 12 artigos. O de nº 7 proíbe a venda ou distribuição, mesmo que gratuitas, de fogos de estampido e de artifícios, com exceção daqueles de reduzido potencial. Há também proibição para a participação de adolescentes menores de 16 anos, em concursos de beleza, sem a prévia autorização dos pais.
A portaria prevê ainda o acesso em lan houses e cybers cafés por menores de 18 anos, apenas das 8h as 22h. Além disso, veda a entrada e permanência de alunos fardados ou em horário escolar nesses estabelecimentos. Por fim, o magistrado determinou que a portaria seja afixada em todos os estabelecimentos que promovam bailes, além de bares e casas de diversão.
Postado por Tadeu Nogueira às 17:56h
Com informações do TJCE
Ler Mais

Foragido da Operação Peçonha é preso em Chaval

Foi preso no inicio da noite de ontem (22) João Carlos de Carvalho, 32 anos. ele é acusado de participação na quadrilha de José Araújo Miranda, mais conhecido como “Cobra”. A prisão foi efetuada na cidade de Chaval (CE) (Mas exatamente na rua josé carneiro sobrinho)

Contra João Carlos havia um mandado de prisão em aberto. O acusado era foragido da Operação Peçonha, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em julho do ano passado.

O acusado foi preso e conduzido até a delegacia de Luís Correia, no litoral do Piauí, por uma equipe comandada pelo delegado Francisco Mendes, que informou ter recebido denúncia anônima sobre o paradeiro de João Carlos.

Em sua defesa, o acusado disse que mudou de estado a pedido de sua mãe com receio da polícia agredi-lo. Quanto à aproximação com José Araújo Miranda, ele declarou que não tinha contato com o mesmo, mas com o pai de "Cobra" quando ia ao seu comércio.

Sobre o envolvimento com drogas, João Carvalho afirmou que tinha participação nas ações de um tio quando era menor de idade. O acusado foi preso por volta das 18h desta segunda-feira (22) e aguarda parecer da Justiça.

Com informações do ProParnaiba
Ler Mais
 
CHAVAL NOTICIAS | by TNB ©2010